sexta-feira, dezembro 10, 2004

Pearl Jam - Reavirewmirror: Greatest Hits (1991-2003)

awe

A banda sobrevivente do Grunge finalmente lança sua primeira coletânia após mais de 10 anos de existência e mais de 7 albuns no catálogo, dentre os quais, um dos discos mais conceituados e aclamados pela crítica e público dos anos 90, Ten. Já estava na hora de Pearl Jam lançar uma coletânia, porém ela não aglutinou de forma eficaz todas as fases da banda, focalizando-se na sua fase mais comercial e grunge, principalmente Ten e Vs. Vale a pena, com certeza, escutar as novas mixagens de clássicos do Ten como "Once", Even Flow" e "Black", bem mais agradáveis de se escutar do que aquelas de outrora.

A coletânia é dupla e divida de forma interessante. O primeiro disco, intitulado "Up Side" são as músicas mais agitadas, mais hard-rock. É nele que contêm as canções como "State Of Love And Trust", da trilha sonora do filme "Singles", "I Got Shit", extraída do single Mirror Ball (album feito com Neil Young). Por outro lado, o segundo disco é chamado de "Down Side", que contêm as mais famosas baladas da banda de Seattle, a exemplo de clássicos dos anos 90 como "Black", "Daughter", "Better Man" e "Last Kiss" até as mais novas como a da trilha sonora do filme Grande Peixe (Big Fish, 2003), "Man Of The Hour".

Certamente é um album interessante, mas peca por deixar de fora alguns clássicos mais atuais, porém menos comerciais. É o caso de "Love Boat Captain" single do último album de 2002 chamado Riot Act, além de "Grievance" do album Binaural que se encaixava perfeitamente no "Up Side", mas infelizmente foi deixado de fora para dá mais enfase aos hits comerciais da Sony Music da fase grunge.

Para os não-colecionadores e para os fãs eventuais, este é um album maravilhoso, mas não se trata do verdadeiro Pearl Jam. Para os fãs colecionadores, conhecidos no mundo inteiro pela devoção à banda, a coletânia deixa a desejar. Porém, não se pode tirar o mérito da mesma, principalmente por conta das novas mixagens dos clássicos antigos revistos por Brendan 'O Brian, acompanhante de longa data da banda. Vale a pena por colocar o Pearl Jam na lista dos melhores de 2004.

Melhores: State Of Love And Trust, I Got Shit, Save You, Breath, Man Of The Hour.

Nota: 4 de 5

0 comentários: