quinta-feira, dezembro 09, 2004

kd Green Day - American Idiot

continuando os que merecem uma menção na lista:

Green Day - American Idiot


Green Day é uma daquelas bandas que nunca chamam muita atenção, são mais uma dessas bandas de punk moderno. Em toda sua discografia, pode-se colocar algumas músicas que valem a pena conferir, como "She", "Basket Case", "Good Riddance" e algumas outras, principalmente dos discos mais antigos como Dookie. Porém, como seu novo trabalho chamado "American Idiot" eles se superaram, fazendo um som diferenciado do que faziam nos seus albums anteriores.

Mesmo assim, chamar American Idiot de um novo "Tommy" do The Who é um exageiro. Pode ser que American Idiot se torne um dos clássicos de 2004, pois já é um clássico do Green Day, mas nunca alcançará o patamar de Tommy. As letras se referem, muitas vezes, a situação politica dos EUA. Como retrata a faixa de início e que dá titulo ao album: "Don't want to be an american idiot, one nation controlled by the media". Além das letras que retratam um pouco da situação atual dos norte-americanos, outro fator que faz o album interessante é que há uma variação de ritmos e melodias na mesma música. "Jesus Of Suburbia" e "Homecoming", por exemplo, a faixa de mais de 9 minutos de duração tem várias músicas diferentes dentro da mesma faixa.

Existem outras que nem parecem o mesmo Green Day de antes, como em "Are We The Waiting", que aparecem cantando em coro. Porém, ainda tem algumas que ainda lembram aquele Green Day de outrora e que não são lembranças muito saborosas. Como em "St. Jimmy", "She's A Rebel" e "Letterbomb", que não empolga tanto quanto "American Idiot", "Boulevard Of Broken Dreams" ou até mesmo "Wake Me When September Ends". No entanto, Green Day surpreende numa mistura feita com qualidade de "baladas" e "rocks" em uma mesma música como em "Give Me Novacaine" e "Wake Me When September Ends".

Certamente, pode-se considerar "American Idiot" como um passo de extrema importância para a carreira do Green Day, e de certa relevância para o ano de 2004, certamente merece uma menção em listas dos melhores do ano.

Melhores Faixas: American Idiot, Wake Me When September Ends, Boulevard Of Broken Dreams, Give Me Novocaine.

Nota: 4 de 5

0 comentários: