quarta-feira, dezembro 15, 2004

kd 9º Eric Clapton - Me And Mr. Johnson

Não é novidade alguma dizer que Eric Clapton é e sempre foi um grande fã do Blues, principalmente do seu ídolo Robert Johnson. Essa sua admiração é de longa data. Desde seus tempos de Cream, Clapton sempre admitiu ser fã de Johnson e até fez uma cover de "From Four Till Late". Desta vez ele resolveu fazer uma homenagem ainda maior à esse icone da música, especialmente do Blues. Resolveu dedicar um album inteiro a regravações das clássicas canções deste negro americano, que trabalhava nas fazendas de algodão e que teve um curto período de criação na década de 30 (apenas 2 anos).

Clapton interpreta sucessos do Rei do Blues do Delta, tais como "When You Have A Good Friend", "Hell Hound on My Trail" e a clássica "Love In Vain", também interpretada por Rolling Stones no album "Let It Bleed" de '69. Clapton canta e toca essas músicas com paixão, fazendo ótimas versões de todas, tão boas quanto as originais. Têm-se que levar em consideração que Robert Johnson gravou suas canções em torno de 1936-37, então a qualidade não é das melhores. Este problema não pode ser encontrado no album "Me And Mr. Johnson".

Pode-se afirmar que Clapton está no território conhecido e bem a vontade. Pode-se escutar este album muito à vontade em um barzinho, bebendo com um grupo de amigos e conversando. Canções como "Crossroad Blues", "Walking Blues" e "I'm A Steady Rollin' Man" fazem muita falta no album. Ainda assim, é o seu melhor trabalho desde o seu outro album todo de blues "From The Cradle" de 1994.

Após ouvir este album e gostar, com toda a certeza, é necessário agora partir para a busca dessas canções nas versões originais. O que é clássico é clássico, e o que é clássico precisa ser lembrado. Esse album certamente também serve para isso, não deixar que o nome de Robert Johnson seja esquecido, e principalmente introduzir esse nome aos mais jovens, pois nunca se sabe o que se esperar da música, seja ela antiga ou nova, do século passado ou desse século.

São por esses motivos que esse album deve ser lembrado nas listas de 2004. Não apenas o album, mas também o nome Robert Johnson.

Melhores: When You Got a Good Friend, Traveling Riverside Blues, Stop Breakin' Down Blues, Love In Vain, Hell Hound on My Trail.

Nota: 4,5 de 5

0 comentários: