terça-feira, dezembro 21, 2004

kd 5º Mark Lanegan - Bubblegum

awe

O currículo de Mark Lanegan não é para qualquer um no mundo do rock. Com várias experiências na acumuladas na bagagem, tais como ser o líder da banda grunge Screaming Trees, participar dos dois melhores albuns da banda Queens Of The Stone Age, e ainda alguns trabalhos solo de ótima repercusão como "Whiskey For The Holy Ghost" de 1994.

Pode-se ainda dizer uma coisa com certeza, Bubblegum é um dos melhores trabalhos de 2004, além de ser o melhor de Mark Lanegan. O cd é quase perfeito, mistura de baladas sombrias, com letras melacólicas em consonância com a voz desesperada de Lanegan fazem o disco. Vale ainda ressaltar a participação da Deusa do rock contemporâneo PJ Harvey em duas faixas, "Hit The City", uma das melhores do disco, e em "Come To Me" formando um dueto sensacional absolutamente perfeito.

As letras são maravilhosas combinadas com a voz de Lanegan, foram feitas um para o outro. Além de participações de PJ Harvey, recebe créditos também Josh Homme do Queens Of The Stone Age, tocando baixo, guitarra e bateria e o ex-QOTSA, Nick Oliveri, no baixo e backing vocals.

Na primeira conferida no album, algumas músicas podem parecer estranhas, como "Methamphetamine Blues", "Sideways In Reverse" e "Head", mas logo o ouvinte se acostuma com elas e tornam-se bem agradáveis. O ponto alto do album é em "Like Little Willie John", na qual Lanegan encarna um Blues autêntico com sua voz rasgada cantando maravilhosamente a letra marcante, certamente a melhor do disco. Em meio ao pessimismo e a tristeza do album, encontra-se uma letra esperançosa, como "One Hundred Days", um oásis no deserto.

O album revela também, além das baladas sombrias, algumas composições pesadas e de alta qualidade musical, pode-se tirar como exemplo a faixa "Death Valley Blues", curta, consistente e raivosa.

Sem a menor dúvida é a obra-prima de Mark Lanegan, juntamente com "Whiskey For The Holy Ghost". É uma obrigação de apontar este album como um dos tesouros do ano de 2004.

Melhores: When You Number Is Up, Hit The City, Wedding Dress, Like Little Willie John.

Nota: 4,7 de 5

0 comentários: