quinta-feira, dezembro 23, 2004

kd 3º Wilco - A Ghost Is Born

Wilco - A Ghost is Born

Para todas as bandas, principalmente do conário "indie", a principal tarefa quando está se fazendo um album é surpreender, mas para o grupo Wilco, essa tarefa já está ficando comum. Todos os albuns lançados pela banda surpreendem de alguma maneira, tanto quanto o clássico "Being There", o não menos clássico "Yankee Hotel Foxtrot" e "Summer Teeth", o novo album "A Ghost Is Born" também surpreende à sua prórpia maneira. Seria muita ambição chamá-lo de melhor trabalho da banda, afinal superar obras como "Being There" e "Yankee Hotel Foxtrot" realmente não é uma tarefa fácil. Mas pode-se chegar ao mesmo patamar de qualidade, e é o que aconteceu com o lançamento de "A Ghost Is Born" em 2004.

Logo de início, nota-se que é um belo album, "At Least That's What You Said" pode ser encontrada nas listas das músicas mais bonitas e emocionantes de 2004. Sendo seguida por "Hell Is Chrome" chega até a arrepiar, com uma músicalidade linda, enraízada principalmente no Coutry-Rock e nos trabalhos feitos por Neil Young na década de 70, esse clima é contínuo durante todo o album. "Spiders" é um som relaxante e faz você viajar por onde quiser, com o riff pegajoso, apesar de longa, a música não é cansativa de forma algumna, certamente Wilco é uma das melhores, se não a melhor banda da atualidade.

Wilco já é especialista em criar baladas lindas e totalmente originais, afinal esse é o objetivo do indie, ser original, e Wilco consegue fazer isso perfeitamente, sem parecer forçado. Ter composições como "Muzzle of Bees", "Hummingbird" e "Handshake Drugs" no mesmo album, por si só já merecem uma menção entre os melhores albuns de 2004.

Porém, Wilco não ficou satisfeito e fez ainda muito mais. Pode-se citar o album todo aqui sem nenhuma cerimônia. O que é bom merece ser apreciado. A voz "chapada" de Jeff Tweedy contribui para a perfeição musical encontrada em Wilco, e contribui ainda para a beleza das músicas encontratas no album e na carreira do Wilco em geral. Um clássico de 2004 e que merece estar em todas as listas dos melhores do ano, por uma banda que com certeza é única e ficará na história.

Melhores: At Least That's What You Said, Hell Is Chrome, Muzzle Of Bees, Hummingbird, Theologians.

Nota: 5 de 5

0 comentários: