sexta-feira, dezembro 24, 2004

kd 2º Arcade Fire - Funeral

A surpresa do ano, a novidade promissora, a revelação do ano. Tudo isso é o que estão falando sobre essa banda vinda da terra de Neil Young, Canada. Arcade Fire lança seu primeiro disco em 2004, e é aclamado pela crítica e por público, entre eles a lenda David Bowie, que alegou que "Funeral" era o melhor album do ano.

Um disco diferente dos demais discos de 2004, uma musicalidade diferente, com inflûencias de Joy Division e David Bowie, fazendo dele um album único. "Neighborhood #1 (Tunnels)" é maravilhosa, desesperada, cantada por vocais agudos, "Neighborhood #2 (Laika)" é totalmente diferente da sua antecedente, porém tão boa quanto, parecendo em algumas partes com David Bowie na fase de Berlin, vários sintetizadores, vocais. "Une Année Sans Lumiere" é uma linda balada, assim como "Neighborhood #4 (7 Kettles)".

Arcade Fire consegue transportar para o disco o desespero adolecente, angústia, pela repressão feita pelos pais. Pode parecer estranho, mas no album tem 4 faixas com "Neighborhood" no título, porém as músicas são totalmente diversas entre si. "Neighborhood #3 (Power Out)" é totalmente louca, experimental e super interessante, com vários sons diferentes na música. "Crown Of Love" é uma bela canção parecendo que foi feita nos anos 50's, parecendo "Drive In Saturday" de David Bowie.

É muito preciptado julgar a capacidade de uma banda apenas pelo primeiro album. Teremos que esperar mais alguns anos para tirar conclusões mais seguras e fundamentadas dessa banda Canadense. Mas uma coisa é certa, se continuar nessa linha de qualidade, certamente será a melhor banda num futuro próximo. Merece estar entre o topo do ano de 2004. Mas não no topo.


Melhores: Neighborhood #1 (Tunnels), Neighborhood #3 (Power Out), Crown Of Love, Wake Up.

Nota: 5 de 5

0 comentários: