sábado, dezembro 25, 2004

kd 1º Elliott Smith - From A Basement On The Hill!!!!

finalmente chegou a hora:

Um album para estar no topo no ano de 2004 tem que ser realmente muito bom, não é qualquer um que desbanca Wilco, Arcade Fire, e Interpol, principalmente quando se trata de um album póstumo. Isso mesmo, "From A Basemente On a Hill" ainda estava sendo trabalhado por Smith na época de sua morte, em 2003, lançado a quase exatatamente um ano após sua morte.

O matérial inacabado deixado por ele, foi juntado e organizado pela então namorada do artista, que montou a ordem das músicas, a capa, etc. Por ironia do destino ou não, o melhor trabalho de Elliott Smith só foi lançado quando o mesmo já estava morto. "From A Basement On The Hill" é a obra-prima do ano, contendo as melhores baladas, em sua maioria melancólicas, as melhores melodias e letras, simplesmente insuperável.

Exemplos de baladas excelêntes são várias, algumas delas são "Let's Get Lost", "Strung Out Again", "Fond Farewell" e "Memory Lane". "Pretty (Ungly Before) mostra-se uma mistura de otimístmo com pessimísmo, "there is no night time, it's only a passing phase" ou ainda "i feel pretty, pretty enough for you i felt so ugly before, i didn't know what to do", certamente uma das melhores do disco, que por sinal são todas.

Existe uma variação de canções mais pesadas entre as baladas, tais como "Don't Go Down", "King's Crossing" e outras, todas excelêntes. Pode-se dizer que o album vai preparando o ouvinte até chegar a "Twilight", simplesmente a canção mais linda de 2004, com absoluta certeza. É incansável de se ouvir, chega até a arrepiar, a letra, melodia, voz, pode-se resumir a canção em uma única palavra, "perfeição".

A tristeza sentida durante todo o album e analisando algumas partes de letras de algumas canções, podia-se prever que realmente ele iria acabar como acabou, cometendo suicídio - "it's just a fond farewell to a friend" - "a little less than a suicide" "the only things that you really tried", ou como em "King's Crossing" em que ele diz "i can't prepare for death any more than i already have", como se ele já tivesse decidido a se matar. Pode-se ainda fazer um paralelo e supor que "Memory Lane" seria o que ele imaginava ser o pós-vida, depois de sua morte.

Infelizmente esse foi o destino de um dos melhores compositores de nosso tempo. Resta-nos agora apreciar o que ele nos deixou para a posterioridade, e não pensar no que poderia ser se ele ainda estivesse aqui, por quer certamente ele ainda tinha muito o que oferecer, infelizmente ele não compartilhava da mesma idéia.

Portanto, "From A Basemente On The Hill" pode-se resumir dizendo que é um "fond farewell" de Elliott Smith, e ser nominado como o melhor album do ano é uma ótima despedida, apesar de tudo. Então é isso, resta-nos dizer "fond farewell Elliott Smith".

Melhores Faixas: Coast To Coast, Pretty (Ugly Before), Strung Out Again, Fond Farewell, King's Crossing, Twilight, Memory Lane

Nota: 6 de 5

0 comentários: