segunda-feira, fevereiro 13, 2006

kd Morte

awee

Pow, vou escrever mais sobre um comentário que fiz no blog do chucko, que eu acho que é assunto para comentar em separado, já que o post dele não foi exatamente sobre isso.

Escrevi lá que a morte, por si só, já é uma coisa bastante reconfortante, ou pelo menos era pra ser. Você ter a certeza que tudo isso vai acabar um dia, todo esse sofrimento, essa angústia, essas preocupações que de nada serve, a não ser para lhe deixar infeliz e tal. Só em saber que tudo isso algum dia, mais cedo ou mais tarde, irá chegar a um término, já uma muito bom saber disso.

Mas como tudo quanto é puro por natureza, o ser humano, com sua natureza impura, vem para estragar a beleza das coisas. O que a morte é para o ser humano? Era para ser motivo de felicidade, como era para os antigos. Mas hoje em dia, a gente, querendo ou não, aceitando essa verdade ou não, passa a vida toda angustiado em saber o que vai ser o pós vida. Essa criação da religião dos homens de Céu e inferno, Paraíso, que você vai pagar pelos seus atos se não agir corretamente e tal. A morte passa a ser uma coisa que gera bastante angústia. Como por exemplo, ficar perguntando-se durante a vida se está agindo, se está louvando corretamente a um Deus qualquer, por que se não, você vai para o inferno e vai sofrer lá a eternidade toda. Isso é a religião do medo. Despotismo.

Também isso não é assunto para um ser insignificante como eu querer discutir, muito menos desvendar. Mas parece-me que se não houvesse tais coisas, a vida seria bem mais leve, sem essas mazelas, sem esses medos do pós vida. O pensamento da morte durante a vida deveria ser aliviante. E o que o é agora? Angustiante. Para todos. E não me venha que "Ah, eu sou atéu, não acredito nisso." Se alguém me disser que nunca pensou nisso e nunca ficou com certo receio, eu digo que é mentira.

É só isso mesmo, pensamentos aleatórios eaihehieauheaae :P

Só acho que o pensamento da morte deveria ser belo.

fleww
aeihaeaeiuhaeae

4 comentários:

João Paulo disse...

mas tu tem uma visão muito deturpada de religião hein? pqp... não importa tudo que tu leu nesses teu livrinho de história, nada disso, que tu nunca vai saber o que é. não que eu seja um conhecedor profundo (aliás, não conheço quase nada), mas pelo menos eu sei que religião dá uma visão bem ao contrário de medo, que é esperança. justamente a esperança de que um dia vai ter algo mais rox quando a gente sair daqui, que não acaba tudo em um segundo, que a vida serviu pra algo.

ok, papa mode off iaeuhaeiuhae

pô, morte não é algo positivo. realmente esse lado aí que tu falou de que é a certeza de que um dia toda essa angústia vai acabar é um lado positivo. mas morte tá longe de ser algo positivo pô. por causa da incerteza do que tá por vir, por causa de tanto que vai ser deixado pra trás, por causa dos que ficam, enfim, tem n motivos, e não acho que o ser humano esteja estragando a beleza do momento não.

se você pensar que não tem nada depois da morte, que morreu e acabou, que não tem nenhuma incerteza quanto a isso, também não é algo positivo não. será que é positivo pensar que você chegou ao fim mesmo e pronto?

é, tem essa de 'nunca pensei nisso' não aeiuhaeiuh pode ser o mais ateu ever. e é quando chega a dificuldade que a gente vê

Thin White Duke disse...

eu quis dizer que pra quem não tem religião certa o cara fica com medo do que pode acontecer depois e tal. Pros beatos, claro que é esperançoso e tal, eles esperam ser recompensados pelo que eles fizeram na terra.

pâmella disse...

preguiça de ler os coments de vcs.. mas enfim, cada um eh cada um e cada um tem sua opiniao ehuaheuhae (nossa que profundo!) e ao contrario do que vc mostrou aih, pelo menos o meu estilo de vida baseado em Deus (que pra mim nao eh qualquer, pra tu pode ser qqer coisa ehueah) aih sim traz uma esperança a mais pra viver e alegria em crer que o outro lado será rox, entao a morte acaba sendo algo rox pra mim, mas como todo ser humano eh meio egoista, claro que vai achar sux estar aqui sem quem gosta neh?
;******

Life Wasted disse...

eu acho q essa visao de ceu e inferno é como se fosse uma metafora de sempre fazer o bem para receber o bem em troca. quanto a morte, eu acho que é bom mesmo se livrar disso tudo, mas a vida tem q ter outro sentido... eu falo sobre oq disse no meu blog. a gente tem q ter objetivo proprio mesmo q ele nao sirva pra nada, so pra ficar feliz por mais uma coisa alcançada. a gente tem medo da morte pq nao conhece ela, quem sabe é melhor q aqui, quem sabe é pior, quem sabe nao é nada?