terça-feira, fevereiro 16, 2016

Reminiscência do Dia




De súbito, a escuridão tomou conta de todo o quarto. Estava deitado na cama, absolutamente entregue, resignado, mortificado e rendido de forma irremediável ao destino, à vontade de Deus, finalmente, tal qual um servo assustado e desamparado se prosta diante o seu Senhor; derrotado, como um Davi que foi naturalmente esmagado por Golias; vazio e, ao mesmo tempo, repleto de uma dor oca, que se utiliza do vácuo para propagar-se; e, por fim, sem vida, não obstante ainda pudesse sentir a pulsação – que para alguns indica alguma presença de vida.  Não no meu caso; mais do que indicar a vida, essa pulsação sugere uma existência, um ser que ocupa um tempo e espaço, o que é exatamente o problema. A não-existência é uma ideia muito mais atrativa do que a morte, pura e simplesmente a morte, que causa certa ilusão de dor nos que continuam na “aventura da vida”. Agarrado à ideia de não-existência vem o pressuposto lógico de “nunca ter existido”, o que é, de fato, uma tentação incrível, imaginar o mundo sem um único vestígio de sua nobre presença e todas as vicissitudes decorrentes dela. Esses pensamentos me vinham enquanto eu encarava fixamente a lâmpada no meio da mais absoluta escuridão. Como um sobressalto, voltei à realidade ao observar um pouco das reminiscências do dia já findo, mas que ainda persistiam na lâmpada, com uma luz fraca, que ora ia e ora voltava. Então, sentindo-me um tanto aliviado, talvez, aproveitando o momento para limpar os pensamentos carregados que em mim habitavam há pouco, resolvi fazer um exercício e retomar as reminiscências do meu próprio dia. Passado alguns minutos, surpreendentemente um sorriso ensaiou aparecer em meu rosto. Confesso que não foi um daqueles sorrisos brilhantes e encomendados das fotos de perfil de Facebook, mas sim aqueles do tipo de um condenado diante do seu carrasco, como a aceitação completa de uma verdade universal, da qual não se pode escapar. Adormeci enfim agarrado à lembrança do momento mais agradável desses últimos dias: um irascível e pequeno cachorro vira-lata me colocou para correr hoje cedo com toda a energia e autoconfiança de um cão jihadista. Poderia beijá-lo agora. Obrigado e boa noite. 

André Espínola



0 comentários: