terça-feira, maio 22, 2012

Meu Eterno Retorno




incontáveis mergulhos
no letes
não foram suficientes
para apagar minhas lembranças. 

ainda recordo-me 
o ensanguentado
gládio romano
perfurando a carne
de um bárbaro
qualquer,

os deuses antigos,
o orgulho desmedido,
os gritos na arena, 
e o sangue do escravo; 

fui cavaleiro
juramentado, 
embora não tenha 
nenhuma recordação
daqueles votos de honra
desde criança decorados;

sinto ainda hoje
apenas a sensação
de se cavalgar maravilhado. 

tive minha fase budista,
mas nunca fui 
um budista iluminado, 

lutei por um deus único,
mas lutei tão mal que acabei 
sendo por ele queimado. 

talvez no próximo mergulho
de tudo isso 
já não reste mais nada. 

basta o letes querer
para tornar em não-passado
o meu passado.

mas não importa o que ele faça
ou o quanto ele me engula
em suas águas, 

de ti nunca me esquecerei,
mesmo que eu renasça
ou permaneça nele 
eternamente afogado. 

André Espínola

0 comentários: