segunda-feira, maio 09, 2005

kd Prometeu

Algum tempo atrás eu coloquei a história desse mito da mitologia grega. Eu tinha tirado de algum desses sites, porém nunca havia lido a obra de Ésquilo que narra essa tragédia de forma espetacular.

Inicia-se com Prometeu sendo acorrentado a um topo de uma montanha, onde ficaria preso ao bem entender de Zeus, que havia ascendido ao trono a pouco tempo, e por isso estava regindo o mundo da forma mais tirânica que é possível imaginar.

Por que Prometeu estava sendo acorrentado? Na titanomaquia (luta dos titãs contra os deusespara obter a soberania) Prometeu, embora sendo um Titã, havia ficado do lado de Zeus e os deuses do Olímpo. Ganho a guerra e tendo se tornado o Deus Soberano, Zeus pretendia deixar a raça dos mortais humanos beirando a irracionalidade, tal qual animais mais selvagens. Prometeu, por compaixão pela humanidade, não aceitou a decisão e desafiou Zeus, roubando, assim, uma faísca do fogo dos Deuses.

A faísca dos Deuses significava a razão, o conhecimento, o nascer da ciência. Tudo isso os deuses tinham na sua plenitude, a completa razão, o completo conhecimento, as leis da ciência. Tendo dado essa faísca aos homens, a humanidade foi capaz de pensar, foi-lhes atribuída a razão.

Dessa forma, Zeus, para punir a desobediência, acorrentou Prometeu no topo da montanha, fazendo-o sofrer eternamente. No entanto, Prometeu (em grevo significa "o que prevê") sabia que algum dia ia ser salvo daquela terrível situação.

Junto com esse poder de Prometeu estavam revelações das quais Zeus poderia ter valiosas informações sobre o seu reinado. Segundo Prometeu, Zeus seria destronado por um de seus próprios filhos, que seria mais forte que ele próprio.

Por fim, numa atitude desesperada, Zeus manda Hermes, deus mensageiro, tentando coagí-lo a revelar mais detalhes acerca da sua queda do trono do Olímpo. Todas as tentativas, porém, são em vão, Prometeu mostra-se irredutível na sua decisão.

O dialogo entre os dois é de uma beleza incrível, principalmente as máximas de Prometeu, que deixa Hermes sem ter o que responder! Enfim, tendo-se negado a revelar os segredos, Hermes informa que Zeus soltará poderosos relâmpagos que destruiriaa montanha e deixaria Prometeu submerso nas rochas durante milhares de anos e após conseguir se sair, uma águia, mandada por Zeus, comeria durante o dia pedaços do fígado de Prometeu, que durante a noite regenerava-se, tornando assim seu sofrimento infindável.

Prometeu Acorrentado é uma das partes da trilogia de Ésquilo. Infelizmente, este foi á única parte que sobreviveu ao tempo e entrou paraa posterioridade. Imaginemos a beleza dos outros dois que foram perdidos no tempo.

3 comentários:

p. disse...

carnificina essa parte da aguia ae... comendo figado d prometeu.
consideremos vc sendo prometeu, o que seria a "aguia" q comeria seu figado? acho q vc sabe ehuehuhe
xD
;****
'bjs'

p. disse...

atualiza ae po.. ng ta mto afim d ler sobre prometeu nao ehuheuahe xD
;*

Anônimo disse...

Awe
Prometeu... e não cumpriu